quarta-feira, 7 de março de 2012

Conte a sua história em três ou quatro linhas

Bom, dia desses resolvi visitar o blog do autor Aguinaldo Silva, aquele mesmo, cabelos brancos, que escreve Fina estampa, e nos presenteou com Griselda, Tereza Cristina e CRODOALDO VALÉRIO, e também criou Maria do Carmo e a NAZARÉ (inesquecível). O cara se acha, mais tenho que concordar, ele é bom no que faz.  Bem estou eu lá visitando o blog, até que me deparo com o anuncio do DVD do autor que se chama A ARTE DE ESCREVER NOVELAS, bom quem adora escrever novelas como eu, e sonha em uma dia vir a escrever profissionalmente, fiquei eufórico, agitadíssimo, eu precisava comprar aquele DVD. Até que sobrou um dinheiro, fui lá comprei o download (que me deu uma puta dor de cabeça pra gravar) , paguei no boleto, recebi o download, e me propus a ficar sentado 2 horas no computador, assistindo o Aguinaldo Silva, falando e tagarelando. Mais olha valeu super a pena. Ele da dicas preciosas, mais também deixa claro que escrever novelas profissionalmente é para poucos, só os "loucos" conseguem. Não vou negar que fiquei um tanto desapontado, mais meu sonho continua, prefiro continuar imaginando minhas historia sendo exibidas na TV. Pra quem quer ser um novelista. Aconselho a comprar o DVD, é muito bom.
Puts, enchi linguiça demais, espero que não tenham desistido de ler. Agora vamos para o assunto principal dessa postagem. Uma dica que o Aguinaldo deu, e que achei bem interessante. Foi a do argumento. O argumento, é a espinha dorsal da trama, ou seja o fio condutor, a historia principal, aquela que vai movimentar a sua historia do começo ao fim. As melhores fontes de argumento, são a nossa cachola, os jornais, o dia a dia, grandes filmes e livros. E para o argumento ser bom, você precisa saber conta-lo em 3 ou 4 linhas. Qualquer historia você tem que saber contar em três ou quatro linhas. Se alguém te perguntar: Qual a sua historia? você tem que conta-la em três ou quatro linhas (repetindo), se você começar a se explicar demais, fazer rodeios, é porque sua historia não é boa.  Exemplo:

Senhora do destino.

A historia de uma mãe que tem a filha sequestrada, e passa anos e anos tentando reencontra-la. Consegue enriquecer as custas de muito trabalho, e usa esses recursos para procurar a filha. O conflito se dá, quando a filha é encontrada, mais rejeita a mãe biológica, por acreditar que mãe é quem cria e não quem gerou.

É mais ou menos isso. É claro quando você tiver gravado em sua mente essas três ou quatro linhas, ai sim você começa a agregar ideias, coisas fatos, vão surgindo as tramas paralelas que dão sustentação a trama principal, até que sua (de novo) Três ou quatro linhas vão se transformar em uma sinopse de 60, 70 ou 80 páginas. Bem é isso, espero que aproveitem a dica, e quem puder adquiram o DVD, é muito bom "mermo". Fico por aqui. Até a próxima postagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário