quinta-feira, 10 de maio de 2012

Qual a trilha sonora da sua vida?



 Por Rafael Barbosa dos Santos

Olá queridos leitores, venho por meio deste post, falar sobre as trilhas sonoras das telenovelas, temas musicais que emocionam dando um brilho a mais a história. Já pensou o que seria de uma novela sem uma boa trilha sonora?  Sem dúvida não teria a mínima graça. Para telenovela ser sucesso, não basta apenas um texto bem escrito e bons atores, é necessário um conjunto de fatores, e as músicas tocadas na trama são de suma importância, pois permite que criemos certa intimidade com os personagens, da o tom da trama, emociona, e com certeza marcam a historia. Por esse motivo, é que se deve ter o máximo de cuidado ao selecionar a trilha tocada em uma novela. Essa interação, entre cena e música, nos ajuda a mergulhar no sentimento ali envolvido, dá credibilidade a cena e ao personagem, o tornando mais humano e real. As trilhas também marcam a historia e personagens para sempre, os tornando inesquecíveis. Por exemplo: Nunca me esqueço do tema de Jade e Lucas em o clone, a Miragem de Marcus Viana embalou o amor dos protagonistas. Outra canção que fez um grande sucesso e que arrancou lágrimas de muita gente em uma cena foi Love by Grace, na voz de Lara Fabian, que fez com que a cena em que Camila raspa o cabelo na novela Laços de Família se tornasse uma das cenas mais emocionantes da teledramaturgia brasileira. Abaixo o vídeo com a cena.

Faça o teste, e assista o vídeo sem o áudio!


Não é a mesma coisa, né?

O que mais gosto ainda na trilha de uma trama, são os temas instrumentais, seja em uma cena de ação, suspense, humor, ou em um diálogo carregado de emoção, no caso dos textos de Manoel Carlos, elas são extremamente importantes, pois permite identificar rapidamente a tensão e emoção vivida pelo personagem, despertando este mesmo sentimento em nós.


E quanto à vida real? Todos somos protagonistas de nossas  vidas, e qual é a musica que embala a nossa historia? Na vida real também podemos escolher a nossa trilha sonora. Quando estamos tristes, felizes, apaixonados, elas sempre fazem parte destes momentos. Enfim, as canções nos permitem nos conhecer, refletir e ainda nos emociona. Impossível não gostar de música, e alguma com certeza já marcou sua vida. Se eu pudesse escolher a minha trilha sonora, seria a música Clocks do Coldplay, segredos do Frejat e Mais uma vez do Renato Russo. Essas são minhas canções favoritas, e posso dizer que são a trilha sonora de minha vida. E a sua?


"Apareça sobre meus mares, malditas oportunidades perdidas, eu sou uma parte da cura? ou sou uma parte da doença?"



"Eu procuro um amor, que seja bom pra mim, vou procurar, eu vou até o fim"


"Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém... Quem acredita sempre alcança"

 Fico por aqui, Abraço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário