quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CAMPANHA: RENOVAÇÃO!

Por Rafael Barbosa dos Santos.


O novelão deu as caras, mas se foi de novo!

2012 foi um ano maravilhoso para teledramaturgia brasileira, já que tivemos grandes sucessos. Há quanto tempo o SBT não emplacava uma novela como Carrossel? Há quanto tempo uma novela das sete não fazia sucesso como Cheias de Charme e suas empreguetes fizeram? Há quanto tempo o Brasil não parava para assistir um último capítulo de novela, como parou para ver o de Avenida Brasil, fenômeno de repercussão do início ao fim. Não podemos esquecer também do bem sucedido remake de Gabriela no horário especial das onze, e de malhação que depois de muito tempo judiando, finalmente agradou.

        

       

O novelão, daqueles do qual o Brasil inteiro ama de paixão (rimou), depois de tanto tempo sumido, deu as caras na TV. Voltamos á torcer, se emocionar, rir, comentar com os amigos, cancelar compromissos para não perder um capítulo, Hits tomaram conta da internet, das rádios e viraram febre, o twitter bombou, novela foi pauta de Globo repórter e de quase todos os outros programas de TV,  o Brasil até parou. Por um tempo, o novelão esteve de volta, cheio de novidades e com força total, no entanto parece já estar sumindo novamente.
Os novelões do ano, principalmente Avenida Brasil e Cheias de Charme que foram de maior notoriedade e repercussão, se foram deixando saudades e fazendo história na teledramaturgia brasileira, e como nada é insubstituível, claro que novas novelas ocuparam seus lugares, mas infelizmente não podemos chamar essas, de novelão.

 
                  Novela Salve Jorge   Elenco

Das tramas que estão no ar, à única que continua á fazer sucesso é Carrossel, da emissora vice-líder. As da record, não se tem nem o que comentar. As da globo estão capengando na audiência, repercussão é quase zero, e o público ó, nem aí. Verdade seja dita, Lado a Lado, a trama das seis, é a "melhorzinha", bem produzida e com atuações brilhantes (Patrícia Pillar, Marjorie Estiano e Camila Pitanga), é bonita de se ver, não chega á ser um novelão, é um bom “água com açúcar”, e merece maior reconhecimento.
Por incrível que pareça, a melhor novela no ar atualmente na globo, que acabei de citar, é de autores estreantes, o que só confirma a tese de que é necessário renovar urgentemente a escala de autores da emissora, dar oportunidades há jovens talentos que existem aos montes por aí, gente havida por novidade, com capacidade de dar uma boa sacudida no gênero. E isso não deve ocorrer somente nos horários das seis e sete não! O horário das nove talvez seja o que mais ande carente de inovação. João Emanuel Carneiro é o único jovem autor desse primeiro time, e o que mais vem trazendo novidades em suas tramas. Walcyr Carrasco entra para este time em 2013, o que já estava na hora.

     

   

Autores veteranos como Gilberto Braga (Insensato coração), Glória Perez (salve Jorge), Aguinaldo Silva (Fina Estampa), Sílvio de Abreu (Guerra dos Sexos) e Manoel Carlos (Viver a Vida) são grandes autores, verdadeiros monstros sagrados na arte de escrever novelas, mas que já estão á escrever há tantos e tantos anos, já tiveram seus grandes momentos em outros tempos. Hoje os tempos são outros e infelizmente agora talvez haja certo desgaste, talvez por isso vêem se repetindo tanto. Esse é o momento de abrir espaço para jovens talentos, e dar uma aliviada, tirar o peso dos veteranos que podem e devem usar toda experiência e sabedoria nesta arte, para auxiliar e preparar novos autores, que podem sim escrever grandes novelões e retomar os chamados anos de ouro das telenovelas.  Com um rodízio maior de autores e oportunidades para gente nova, haverá novas possibilidades até mesmo para os próprios veteranos, que querendo ou não, sãos os mais cobrados. 



RENOVAÇÃO é a maior necessidade das novelas de hoje!


Nenhum comentário:

Postar um comentário