domingo, 14 de outubro de 2012

COMENTÁRIO GERAL

Por Rafael Barbosa dos Santos!


COMENTANDO:

LADO A LADO: Grandes Interpretações são pontos positivos!

Acho Lado a Lado uma novela regular, o típico mamão com açúcar, por vezes didática demais. As tramas paralelas também são bem fraquinhas, á meu ver. Mas uma coisa é inegável, seus protagonistas estão dando um show de interpretação. Patrícia Pillar magnífica como vilã, Marjorie Estiano é um doce, que está formando um belo par com Thiago Fragoso, ela uma atriz que já admirava há muito tempo e ele um ator que estou aprendendo á gostar. Também gosto de Rafael Cardoso, um dos melhores dessa nova safra de atores.  Camila Pitanga também está roubando as cenas, com sua bela Izabel, com uma interpretação sútil, Camila faz de sua Izabel a melhor personagem da trama, e sua história á mais interessante da novela. Lado a Lado tem um saldo positivo e merece superar sua antecessora, o que vem se mostrando difícil.


ZORRA TOTAL: Precisa de renovação urgente!
Sempre tentei gostar do programa, houve um tempo que eu adorava, mas já está na hora do programa passar por uma reformulada. Essa história de metrô já cansou faz tempo. Aliás, acho que seria interessante extinguir o programa, e lançar um novo especialmente  para Rodrigo Sant'ana e Thalita Carauta, já que são as grandes estrelas do programa.


GUERRA DOS SEXOS: Ainda não pegou na veia, e fica devendo!

Ainda não me empolguei com o remake, assim como muitos pelo que ando ouvindo. Ainda não vejo uma história consistente capaz de prender a atenção, e ainda não consigo rir com as situações que deveriam ser engraçadas, mas que acabam não tendo graça nenhuma. Não vejo Gianecchini bem como Nando, assim como não curti muito o Otávio de Tony Ramos (não me condenem rs), aliás são muitos os que ficam devendo em suas cenas. Para mim o melhor da trama é a relação conturbada do casal Manuela e Fábio, e a divertida Nieta, a única que conseguiu me arrancar risos até agora. Não sei se é implicância  afinal sempre tive certa resistência as tramas de Sílvio de Abreu,  apesar de achá-lo genial. Sem falar que a direção de Jorge Fernando deixou a trama com cara de Walcyr Carrasco o que não quer dizer ruim, mas que tira um pouco a essência de Sílvio. Enfim a novela ainda não pegou na veia, neste sábado a trama apresentou um capítulo interessante, vamos ver se daqui pra frente sou fisgado, por enquanto ainda não consegui suprir á falta que Cheias de charme faz.



DA COR DO PECADO: Uma amostra do que JEC estava para fazer na teledramatugia!
É uma de minhas novela favoritas, e estou amando rever. Acho injusto ter menos audiência que Chocolate com pimenta, que mesmo sendo boa, é mais enjoativa eu diria. Bom apesar disso, acho que vai servir pra globo rever os critérios, na hora de escolher uma reprise. Falando em da cor do pecado, é impressionante como JEC já mandava bem. A sequencia da morte de Paco (Reinaldo Gianecchine) foi alucinante, sem falar na vilã Bárbara, e na doce mocinha Preta.


THE VOICE BRASIL: Qual o problema com Cláudia Leitte?

Sem dúvida um ótimo programa e um grande acerto. Cada candidato melhor que outro. Também acho os jurados muitos bons e competentes, se não fossem não estariam ali. Não entendo a implicância com Cláudia Leitte, não é minha cantora preferida, aliás sei apenas três ou quatro músicas dela, não faz meu estilo, mas gosto dela, a acho simpática e não entendo o porque que tudo que ela fala no programa é motivo de reclamação e trolada. Neste último programa, li no twitter reclamações por ela não ter batido pra uma candidata devido a estratégia, mas Lulu e Carlinhos já falam em estratégia desde o primeiro programa e ninguém reclamou, e pensando bem eles não devem ter uma, já que vão disputar entre si? O pior de tudo, é pessoas dizerem que ela tem inveja dos candidatos, ou que não cantam nada, e que ela é que precisa ser treinada, (rs) sinceramente acho o cúmulo esse mimimi bobo. Não gostar dela tudo bem, achar ela antipática e meio canastrona (até concordo) bem também, mas desmerecer seu trabalho e sua carreira de sucesso para mim é bobagem. Ainda bem que ela não se abala, pois não tem que provar nada a mais ninguém. Enfim, Gosto de Claudinha.



AVENIDA BRASIL: Um feito histórico! 

        
Essa novela é um estouro!Todos os elogios possíveis já foram feitos. A trama só veio consolidar o talento de João Emanuel Carneiro, e provar que ele é o melhor autor da atualidade, me arrisco dizer que estamos diante de uma nova Janete Clair. Ele tem um jeito diferente de escrever, que ficou ainda mais evidente em Avenida Brasil. Um grande acerto da novela também é a direção, eles conseguiram captar toda a essência do texto de JEC, a transformando em belas imagens. O que se vê em Avenida Brasil não é uma típica telenovela e sim um filmaço com ares Hollywoodianos  Aliás o tratamento cinematográfico é a grande inovação da trama. Essa semana fomos presenteados com cenas magníficas, bem acabadas, com uma riqueza de detalhes impressionante. Destaco o assassinato de Max, coisa que nunca vi antes em nenhuma novela. A cena em que todos estão na casa de mãe Lucinda durante o incêndio, onde foi possível sentir todo o desespero da situação. E para terminar a maravilhosa cena entre José de Abreu e Vera Holtz em que Nilo leva Lucinda para sua casa, que culminou com mais um incêndio. Vera divou só com seu olhar, passando toda á dor que Lucinda sentia naquele momento. Não posso deixar de citar a cena em que Carminha afunda o barco de Max com ajuda de Lúcio, cena perfeita, uma das que mais gostei, foi de encher os olhos. Poucas vezes se viu também, um elenco tão afiado, e que tanto deu certo. Destaco também o surpreendente trabalho de Marcelo Novaes como Max, o ator revelou uma carga dramática que estava escondida dentro dele, que ele ainda não havia tido oportunidade de mostrar como teve nessa novela. Avenida Brasil é um fenômeno, a novela que a anos estávamos esperando. Sem dúvida Avenida será um marco, e referencia como um novo estilo de se fazer novela, uma trama em que mesmo nos seus momentos nem tão interessantes, em que houve alguns furos e enrolações, era agradável de assistir, pois se a trama central não estava legal, as secundárias divertiam e muito, fazendo com que os telespectadores jamais se frustrassem. Diante da imensidão dessa novela, qualquer falha que tenha tido, não significa exatamente  nada. Avenida Brasil beira a perfeição, uma trabalho que deu certo, JEC deu uma mexida bem sucedida no gênero, por isso palmas para ele. Avenida Brasil deixará imensas saudades, e se vai como um dos maiores sucessos dos últimos 12 anos. Viva Avenida Brasil.


MAIS UM FAMOSO "QUEM MATOU?"


Depois dos clássicos "Quem matou Salomão Hayalla?" e do "Quem matou Odete Roitman", temos mais um quem matou na telinha. Ultimamente esse recurso vem sendo utilizado a exaustão, novelas como Celebridade, Paraíso Tropical, Passíone, Insensato Coração, Cobras e Lagartos, Morde e Assopra e Sete Pecados tiveram em algum momento o "quem matou" alguns bem sucedidos, outros nem tanto. É certo que esse recurso serve para dar uma boa alavancada na audiência e para despertar o interesse do público, mas muitos acham que se trata de falta de falta de criatividade do autor. Eu particularmente acho válido, adoro um "quem matou?", acho instigante  tentar descobrir o culpado, fazer apostas e se surpreender com o assassino, sem falar que torna as coisas muito mais interessantes. Por esse motivo, adorei o "Quem matou Max?" mesmo tendo consciência, de que Avenida Brasil não precisava, já que já alcançou o topo. Acredito que esse mistério vai tornar a trama ainda mais interessante, não só pelo mistério em si, mas pelo fato do recurso não ser gratuito  e sim por ter um propósito, o de contribuir para as resoluções da trama no que diz respeito aos segredos que envolvem os personagens principais. Pois bem, façam suas apostas, quem afinal matou Max?



Nenhum comentário:

Postar um comentário