quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Nome: Salve Jorge / Função: Ser rejeitada antes da estréia.



Por Rafael Barbosa dos Santos

Voos de balões em imagens panorâmicas da paisagem da Turquia. Correria de moradores em um tiroteio no complexo do Alemão. As duas cenas dão o tom de "Salve Jorge", próxima novela das 21h da Globo, com estreia marcada para 22 de outubro.   FOTO: Renato Moura

No dia 22 de outubro não teremos mais Oioioi ás 21 horas. O fenômeno Avenida Brasil passa a bola para Salve Jorge, á nova novela das 9, assinada por Glória Perez.  
Glória é uma das grandes autoras da globo (particularmente não é de minhas favoritas), dona de sucessos como Explode coração, Barriga de aluguel e O clone, e também autora de Caminho das índias que apesar de inferior ganhou o Emmy internacional na categoria melhor telenovela. È certo que desde América, suas tramas perderam a força, mas isso vem ocorrendo com quase todos os autores veteranos, que vêem se repetindo muito. Pois bem, Glória está prestes a voltar a encantar á todos com suas tramas.
Salve Jorge tem a cara de Glória Perez, o estilo inconfundível e as características marcantes da autora estão presentes na trama. A abordagem de outras culturas, temas relevantes á serem discutidos, um núcleo popular e é quase certo que terá uma gafieira ou casa de samba.
O que penso sobre á nova novela? Ainda não me empolguei com as chamadas e nem com a prévia, Glória tem a difícil tarefa de ocupar o espaço deixado pelo fenômeno Avenida Brasil que é idolatrado pelos fãs. A trama tem um grande (e numeroso) elenco, mas tem cara de que será lenta, e acredito que não deve superar a audiência de Fina estampa e Avenida Brasil, nem á repercussão e burburinho causado por Avenida Brasil, mas também não acho que será um fracasso.
A história é interessante e atraente, Cláudia Raia promete uma grande vilã, e as imagens estão belíssimas, acredito que tem tudo para ser melhor que Caminho das Índias, no mínimo regular.  Mas isso é só uma primeira impressão, não posso afirmar nada, ainda é muito cedo para falar, aliás, cedíssimo, é preciso pelo menos uma semana de novela no ar para se formar uma melhor opinião. Salve Jorge será sucesso? Ainda não dá pra saber, a novela nem estreou ainda, mas mesmo assim já existe uma forte resistência contra a trama.
Salve Jorge é trolada o tempo todo nas redes sociais, principalmente pelos fãs de Avenida Brasil, que com certeza não estão nenhum pouco contentes com o fim do atual sucesso das nove, que mais parece um espetáculo que a cada capítulo fica melhor, e por isso rejeitam sua substituta.  
Existe uma clara má vontade e certo preconceito contra a trama de Glória Perez. Muitos já afirmam que será mais do mesmo, que a trama dará sono, que todos vão chorar implorando pela volta de Avenida Brasil, criticam o elenco, já li até gente querendo boicotar a estréia ameaçando encher as timelines do twitter com o famoso Oi oi oi (kk).
Bom o que penso de tudo isso? Entendo os fãs de Avenida Brasil, também sou um e já penso no quanto será difícil ligar a TV no dia 22 e não ver mais Carminha, Tufão, Max, Nilo, Suelen, Adauto e toda á turma do divino (Até de Cadinho e seu harém vou sentir falta kk), mas uma hora vamos ter que sair do transe causado pela obra de JEC. O fato de gostarmos de Avenida não significa que tenhamos que odiar Salve Jorge, e que a novela será ruim, incapaz de superar a antecessora.
Salve Jorge ainda nem estreou e já estamos profetizando que a trama será ruim! Acho que Glória merece um voto de confiança. Não estou aqui defendendo Salve Jorge, até não espero muita coisa da trama, mas acho que as pessoas às vezes exageram.  
Quero muito que seja mais um sucesso, quero muito poder gostar de assistir, poder torcer, quero ser surpreendido e acho que Glória Perez tem competência para isso, ela tem um grande elenco, e uma boa história nas mãos, basta saber usar. Enfim, mesmo estando pouco otimista, torço para que de certo e que paguemos com a língua essas críticas antecipadas.
Portanto meu povo, não vamos colocar a carroça na frente dos bois, não vamos sofrer por antecipação, vamos receber á nova novela de coração aberto, vamos dar uma chance, nos permitir assistir, se depois da estréia definitivamente a trama não ser boa, aí sim caímos de pau rsrsrs, mas por enquanto só podemos aguardar, e nos emocionar com a brilhante reta final de Avenida Brasil e nos despedir com chave de ouro desse grande sucesso.
E que venha Glória com Salve Jorge e que sejamos surpreendidos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário