segunda-feira, 11 de março de 2013

POSTAGEM EXTRAORDINÁRIA:



Flor do Caribe: Sem novidades e surpresas, mas agradável!

Por Rafael Barbosa dos Santos


Estreou nesta segunda-feira (11/03), a nova novela das seis, Flor do caribe. Escrita por Walter Negrão, dirigida por Jayme Monjardim, tendo como protagonistas: Grazzi Massafera, Henri Castelli e Igor Rickli. E ainda outros nomes como: Juca de Oliveira, Sérgio Mamberti, Ângela Vieira e Laura Cardoso.
Esteticamente, a novela é impecável. Apresentou belos cenários, as paisagens do Rio Grande do Norte que são de encher os olhos, uma fotografia deslumbrante e de primeira, tudo bem caprichado. A trilha sonora também se mostra acertada, envolvente e em total harmonia com a ambientação e estilo da história.
Antes mesmo da estréia, Flor do Caribe padecia com as comparações feitas com trabalhos anteriores de Negrão, principalmente com a novela Tropicaliente, cujo cenário é bem próximo da atual novela do autor. É bem verdade que Flor do caribe não apresenta nenhuma revolução no gênero e nem qualquer outra novidade. O próprio Negrão disse que não tem essa pretensão, e por isto aposta em uma história simplista e bem batida: Dois amigos, um herói e o outro bandido, que disputam o amor da bela donzela. Por outro lado, os mistérios que envolvem os personagens de Juca de Oliveira e Sergio Mamberti, que tratam da segunda guerra mundial, prometem movimentar a trama, e se mostram fundamentais para o andamento da história central.
O elenco da novela não é lá grandes coisas, embora o trio protagonista tenha apresentado uma interpretação regular, sobre tudo o vilão Igor Rickli que surpreendeu positivamente com uma interpretação segura. Os destaques ficaram por conta dos já citados Juca de Oliveira e Sergio Mamberti. Zé Loreto também promete se destacar com seu Candinho, personagem cômico.
Particularmente, gostei do primeiro capítulo. Cumpriu a função básica de apresentar a premissa dramática e os personagens, e de nos introduzir no universo da história. O capítulo também fluiu naturalmente, com um ritmo equilibrado.
Ainda é cedo para dizer se vai ser sucesso ou fracasso, se a audiência e repercussão serão satisfatórias. Sem querer bancar o professor astro, mas já bancando (rs), creio que Flor do Caribe não causará muito rebuliço na audiência e na mídia, mas também não será um fracasso. Será daquele tipo de novela que garante um público cativo e fiel, afim de um bom passatempo no fim de tarde.
Portanto, Flor do Caribe é uma novela simples, sem grandes pretensões, com o único objetivo de entreter, seja por uma historia romântica e regionalista, ou pelas belas paisagens. Uma novela bastante agradável e gostosa de se ver. Vamos ver o que esta história ainda nos reserva, pois tem muito que mostrar. Eu estou disposto a acompanhar e aí?